quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Curiosidades sobre o Movimento Impressionista


Este movimento do século XIX que marca o início da Vanguarda,  na história da arte, rompeu com os padrões de representação ditados pelas academias de arte e reuniu artistas que buscavam maior liberdade técnica na pintura e na escultura. 

Impressão do Sol Nascente, 1873, Claude Monet. Tela que persuadiu no meio da crítica de arte na época e acabou por batizar o movimento como Movimento Impressionista. Termo que a princípio foi atribuído como pejorativo, pois referiasse a algo esboçado, inacabado mas que logo foi adotado pelos artistas e resignificado.  

Alguns fatores também influenciaram, como o desenvolvimento da tinta comercializada em embalagens, que permitiam o transporte, facilitando assim que os artistas pintassem ao ar livre. Prática conhecida como pintura Plain Air.

Imagem do quadro "Bonjour Monsier Courbet, de 1854 pintado pelo próprio Courbet.  Podemos notar que ele carrega uma espécie de mochila. Esta mochila continha seus materiais de pintura a Plain Air. August Courbet é considerado um pintor do movimento Realista, ele retratava cenas cotidianas e retratos de pessoas comuns. 

 Esta pratica, e o advento da fotografia, e os estudos da física relacionados a luz,  incentivou os artistas a pintarem a partir da observação das cores, luzes e formas que viam e não mais como sabiam . Por exemplo: sabemos que o céu é azul, porém ao entardecer este mesmo céu que sabemos ser azul pode se apresentar com diferentes nuances de cores das mais quentes como vermelhos e laranjas, as mais frias como azuis e violetas. O que estes artistas buscavam era esta impressão da realidade. A observação real da luz e das cores e portanto também das formas. 

Série de Pinturas da Catedral de Rouen, executadas dos anos 1892 a 1894 por Claude Monet em diferentes horas do dia e condições climáticas. 


Outra característica é que a pintura deixou de ter um contorno aparente. Pois pela observação, também não há contornos , não é mesmo? Observe o retrato a seguir:

Retrato da atriz Jeanne Samary, 1877, Pierre- August Renoir. 

Na França há um museu dedicado somente a este movimento e o a plataforma Goggle Art & Culture disponibiliza uma visita virtual com a ferramenta Street View. É muito interessante pois conseguimos ver detalhes das obras bem de perto, a ponto de vermos a marca do pincel deixada na tinta. Clique no no link a seguir,  e veja você mesmo 👉Museu de l ´Orangerie, Paris _França
Museu de Orangerie - Paris - França 


Nymphas, tela de Monet exposto no Museu de Orangerie

Observe o tamanho da tela comparada aos visitantes. Impressionante não é mesmo?


Prontinho! Agora que você pode entender alguns aspectos do movimento Impressionista esta pronto para fazer sua atividade da próxima quinzena . 
Bjos 
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário!